III Seminário de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Santa Catarina – Secmasc será realizado em Joinville, no Campus Marquês de Olinda da Sociesc

Pela primeira vez o Seminário de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Santa Catarina – Secmasc, que se encontra na edição será realizado “Cidade dos Príncipes”, Joinville/SC, na Sociesc, Campus da Marquês de Olinda, bairro Anita Garibaldi, com início no dia, 23 de setembro, segunda-feira a partir das 14h00 e será encerrado com a entrega dos certificados, às 18h30 do dia 24, terça-feira.

O evento é uma promoção conjunta da Federação Catarinense das Entidades de Mediação e Arbitragem- Fecema  e do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina – CRCSC.

O público alvo do seminário abrange os profissionais liberais como contadores, juízes, promotores, advogados, engenheiros, empresários, economistas, administradores, corretores, psicólogos, professores, estudantes e demais interessados em debater e discutir os institutos da Negocição, Mediação, Conciliação e Arbitragem, que tem como tema central –  Resolução de conflitos: formas adequadas para o crescimento econômico e a pacificação social.

A palestra magna será proferida pelo Dr. Carlos Alberto Carmona, que traz como tema: uso da arbitragem no contexto jurídico e econômico do país. Professor Carmona é uma autoridade no assunto e um dos principais doutrinadores da arbitragem brasileira. Autor vários livros sobre arbitragem e processo civil, é professor da Universidade de São Paulo – USP e  coautor da Lei da Arbitragem vigente no Brasil desde 1996.

No dia 23 de setembro, durante a solenidade de abertura às 18h30, por ocasião dos exatos 17 anos da Lei de Arbitragem n. 9.307/96,  será lançada a Revista Catarinense de Solução de Conflitos, seguido da entrega de homenagens especiais pelos relevantes serviços prestados em prol da difusão da cultura dos métodos adequados de solução de conflitos em Santa Catarina, representados pela Negociação, Mediação, Conciliação e Arbitragem para os seguintes homenageados: Professor José Luiz Sobierajski, OAB/SC – Ordem dos Advogados do Brasil – Santa Catarina, CRCSC – Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, CREA-SC – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina, SEBRAE-SC – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, CRECI-SC – Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Santa Catarina, SESCON – Grande Florianópolis, FECONTESC – Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina.

A coordenadora do evento, advogada e professora Giordani Flenik ressalta que, “nos dois dias do seminário profissionais terão a grande oportunidade de aprofundar cada vez mais seus conhecimentos em relação à aplicação das formas adequadas de resosulção de conflitos, debatendo com os principais e mais renomados palestrantes da área”.

As inscrições podem ser feitas até o dia 13/09/13 (sexta-feira) pelo site   www.fecema.org.br  e  após esta data, no dia do evento.

Serviço: III Seminário de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Santa Catarina – Secmasc 

Data: 23 de setembro início : 14h
Data: 24 de setembro início:  8h30

Local: Auditório da Sociesc, Campus Marquês de Olinda
Rua Gothard Kaesemodel, 833 – Bairro Anita Garibaldi, Joinville/SC
Mais informações pelo fone (47) 3025 4646

 Confira a seguir a Programação Completa do evento:

 Dia 23 de setembro 2013 – Segunda-Feira – Auditório da Sociesc Marquês de Olinda

14h – Credenciamento e entrega de crachás

15h – CASE: A experiência do I MECA – Mutirão Extrajudicial de Conciliação e Arbitragem da Grande Florianópolis
Palestrantes
Alexandre Flores
Economista; Árbitro da CAMAF; Trabalhou no Banco do Brasil S.A onde exerceu nos últimos 17 anos as funções de Auditor Interno e posteriormente de Administrador de Agências; Atua como Conciliador Voluntário da área cível junto ao Juizado Especial de Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis/SC.

Fernanda Daux da Cunha
Empresária; Formada em Ciências Econômicas pela UFSC; Árbitra e Diretora de Comunicação e Marketing da CAMAF; Coordenadora do I MECA – Mutirão extrajudicial de Conciliação e Arbitragem – Grande Florianópolis.

Apresentadora: Carmem Silvia Affonso da Costa Techy Dias – Aluna da SOCIESC
Mediador: Júlio Cezar Heinzen – Presidente da CAMAF – Câmara de Mediação e Arbitragem de Florianópolis

16h – Apresentação de trabalho – Tema: A arbitragem na análise econômica do direito
Artur Tassinari Caminha
Aluno da SOCIESC, autor do trabalho selecionado na OFICINA DE DEBATES.

Apresentador: Bruna Bortolon – Aluno da SOCIESC
Mediadora: Giordani Flenik – Diretora Jurídica da FECEMA; Professora da SOCIESC

16h30 – Palestra: Resolução 125 CNJ – Inovações no Poder Judiciário referente aos MESCs
Palestrante: Desembargador Victor José Sebem Ferreira
Bacharel em Direito; Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina; Presidiu a Comissão Permanente de Mutirão da Conciliação e da Cidadania do Tribunal de Justiça de Santa Catarina; Coordenador Estadual dos Juizados Especiais e Programas Alternativos de Solução de Conflitos (Portaria n. 805/11-GP, de 18.08.2011); Professor de Teoria Geral do Processo junto à UNISUL, em Florianópolis; Mestre em Ciência Jurídica, na Área de Concentração em Fundamentos do Direito Positivo, pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.

Apresentador: Rolf Brietiz – Presidente Núcleo Advogados ACIJ
Mediadora: Alexandra Silvia Scoz – Professora da SOCIESC

17h30 – Coffee break

 18h30 – Abertura oficial
João da Silva Matos  – Presidente da FECEMA
Adilson Cordeiro – Presidente do CRCSC
Carlos Emílio Borsa – Diretor do Instituto Superior Tupy/Sociesc

Hino nacional
Solenidade de Abertura
Lançamento da RCSC – Revista Catarinense de Solução de Conflitos
Homenagens Especiais – 17 anos da Lei de Arbitragem

19h30 – Palestra Magna: O uso da Arbitragem no contexto jurídico e econômico do País
Palestrante: Carlos Alberto Carmona
Coautor da Lei de Arbitragem; Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo; Professor do Curso de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Direito da universidade de São Paulo; Especialista em Direito Processual Civil e em Direito Internacional pela Facoltá di Giurisprudenza dell’Universitá di Napoli, Itália; Autor de diversos livros e artigos; Sócio do escritório Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados; Secretário-Geral do Instituto Brasileiro de Direito Processual; Membro da comissão relatora da Lei de Arbitragem.

Apresentador: Dr. Maurício Voss – Presidente da OAB, Seccional de Joinville
Mediador: Damiano Flenik – Presidente da CMAJ – Câmara de Mediação e Arbitragem de Joinville

24 de Setembro de 2013 – Terça-feira – Auditório da Sociesc Marquês de Olinda

08h30 – Palestra: Combinação de Mediação com Arbitragem na resolução de conflitos comerciais
Palestrante: Paul Eric Mason
Advogado, Mediador e Árbitro em conflitos comerciais com a CCI, ICDR, LCIA, CPR , OMPI e CCBC; Especialista em contratos internacionais, afiliado com Veirano Advogados no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Porto Alegre; Primeira atuação como mediador em 1983 num conflito multi-party com oito empresas petroleiras de U.S.$50 milhões, chegando a um acordo; Mediador de conflitos comerciais internacionais acima de U.S.$ 1 milhão, as vezes mediações bilingües em português-inglês e espanhol-inglês; Como advogado da parte brasileira, participou da primeira mediação comercial internacional feita através de videoconferência, entre partes no Brasil e os Estados Unidos em 2006; Integrante, Comissão de Mediação da CCBC; Primeiro Mediador certificado no Brasil pelo International Mediation Institute, Haia e atua como fundador e Co-Coordenador do Conselho do IMI no Brasil.

Apresentador: Dr. Osnildo de Souza – Presidente do Sindicato do Comércio Varejista
Mediador: Vilson Schneider – Presidente da CMABQ – Câmara de Mediação e Arbitragem de Brusque

09h30 – Palestra: A efetividade e o alcance das sentenças ArbitraisPalestrante:  Francisco José Cahali
Advogado; Consultor Jurídico; Mestre; Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP instituição onde leciona no curso de graduação e de pós-graduação nas Cadeiras de Arbitragem, e Direito de Família e Sucessões; Pós-doutorado em Arbitragem na USAL – Universidade de Salamanca – Espanha, realizado como Professor Convidado para período de investigação; Membro do Conselho do CONIMA e do CAESP; Frequentemente publica artigos e livros, sendo em 2012 lançada a 2a. edição do livro “Curso de Arbitragem”; Vice-Presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB-DF, e Membro da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB-SP entre 2011 e 2012. 

Apresentador: Dr. Ruy Schneider – Desembargador
Mediadora: Kátia Koerner Quandt – Presidente da CBSUL – Câmara Brasil Sul de Mediação e Arbitragem (Jaraguá do Sul)

10h30 – Coffee break

 11h – Mesa Redonda: Arbitragem nas áreas de engenharia, infraestrutura, construção civil, locações, condomínios e mercado imobiliário.
Palestrantes
José Braz da Silveira
Autor do livro: Arbitragem nas locações de Imóveis Urbanos, Advogado, Mestre em Ciências Jurídicas pela UNIVALI, Especialista em Políticas Públicas pela UDESC, Vereador de Biguaçu/SC nas legislaturas 1989/1992, 1993/1996, 2009/2012 e 2013/2016; Presidente da Comissão de Liberdade de Expressão da OAB/SC.

Carlos Josué Beims
Presidente do CRECI/SC; Técnico em Transações Imobiliárias; Direito pela FEPEVI ITAJAÍ/SC; Pós-Graduação em Gestão Imobiliária “Lato Sensu” pela FEAN – Faculdade Energia; Curso de Avaliação de Imóveis pela UNISINDIMÓVEIS-FEAN.

Sérgio Luiz dos Santos
Presidente do SECOVI/SC; Formado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali); Estudos Sociais pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Pós-Graduado em Gestão Imobiliária

André  Henrique Bräscher
Assessor Jurídico do SECOVI/SC; Bacharelado em Direito UNIVALI – Campus Itajaí/SC; Escola Superior do Ministério Público UNIVALI – Campus Itajaí/SC; Inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil OAB/SC 16.242; Curso de Direito Imobiliário – Operações Imobiliárias THOMPSON IOB; ENAD Atualização na Advocacia Imobiliária LFG – Balneário Camboriú; Especialização em Direito Notarial e Registral LFG – UNISUL

Paulo Ruaro
Assessor de Capacitação, Convênios e Relações Institucionais/Ouvidor do CREA/SC; Graduado em Engenharia Civil; Graduando em Direito pela FURB.

Mediador: Edgar Kühn Sandri – Árbitro da CMAJ – Câmara de Mediação e Arbitragem de Joinville

12h – Almoço

14h – Palestra: Treinando os treinadores de Mediação

Palestrante:  Maria de Nazareth Serpa
Mediadora; ex-Professora em Direito e ADR da PUC-MG; Advogada; Especialista em educação e treinamento sobre resolução alternativa de conflitos (“ADR”), com enfoque em Negociação e Mediação; Ministra cursos pos-graduação de ADR no Brasil e no exterior; Ph.D da UFMG em Processo Civil com especialização em Mediação, o primeiro da matéria no Brasil; Pesquisa sobre ADR na Faculdade de Direito, Universidade de Miami e Harvard com bolsa da CAPES (1995 – 1997); Autora de Teoria e Prática de Mediação de Conflitos (1999) e outros livros e artigos sobre Mediação.

Apresentadora: Dra. Maria Terezinha Devegilli – Membro da Comissão da Mulher Advogada da Subseção de Joinville
Mediador: Roberto Faustino da Silva – Presidente do CCRC – Centro Catarinense de Resolução de Conflitos (Florianópolis)

15h – Palestra: Questões práticas na elaboração do Termo de Arbitragem
Palestrante: Hudson Lídio de Navarro
Advogado; Engenheiro; Professor Universitário; Diretor Superintendente da Câmara Mineira de Arbitragem Empresarial – CAMINAS; Fundador e Diretor-Presidente da SBDA – Sociedade Brasileira para Difusão da Mediação e Arbitragem; Palestrante / Docente de atividades de Difusão dos Métodos extrajudiciais de solução de controvérsias – Negociação, Mediação e Arbitragem; Consultor especial da CBMAE – Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial, no âmbito do Programa Brasileiro de Difusão da Mediação e Arbitragem convênio CACB/BID/SEBRAE 2001/2006; Coordenador do Programa Brasileiro de Fortalecimento da Mediação e Arbitragem Empresarial no Estado de Minas Gerais – Convênio BID / CACB / SEBRAE/FEDERAMINAS -2004/2007.

Apresentador: Willian Garcia de Souza – Tabelião do Cartório WSouza
Mediador: Vilmar Hoepers – Presidente do CEMAI – Centro de Mediação e Arbitragem de Itajaí

16h – Coffee break

16h30 – Palestra: Técnicas para boas Negociações Empresariais
Palestrante:  Almir Neves
Especialista em Negociação pelo prestigiado PON (Program on Negotiation) da Escola de Direito de Harvard; Consultor e Palestrante, atua na capacitação de Executivos e Advogados em busca do aprimoramento de suas habilidades de Negociação.

Apresentador:  Rodolfo Grosskop – Contador, Presidente da FECONTESC – Federação Catarinense dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina
Mediador: José Trajino da Silva – Diretor Jurídico da CONCILIAR – Câmara Sul Brasileira de Justiça Arbitral (Balneário Camboriú)

17h30 – Palestra: Arbitragem – Panorama atual, mercado de trabalho e perspectivas
Palestrante: Roberto Adam
Presidente da Adam Sistemas, responsável pela implantação de ferramentas gerenciais em cerca de 150 Câmaras de Conciliação, Mediação e Arbitragem localizadas em 18 estados do Brasil; Diretor de comunicação da FECEMA.

Apresentador: Daniela Haak – Aluna da SOCIESC
Mediador: Valmir Pedro Cardoso – Presidente da MEDIARVI – Medial Câmara de Mediação e Arbitragem do Vale do Itajaí (Blumenau)

18h30 – Encerramento – Entrega dos Certificados

Fecema: www.fecema.org.br

0
  Relacionados

You must be logged in to post a comment.