2º Seminário de Mediação e Arbitragem acontecerá em Porto Alegre-RS

O Conselho Federal de Administração (CFA), em parceria com o Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS), realizará no dia 19 de novembro a 2ª edição do Seminário de Mediação e Arbitragem da Região Sul (SEMA). O evento  acontecerá das 8h às 18h, no Hotel Continental (Largo Vespasiano Júlio Veppo,77) em Porto Alegre-RS e terá como objetivo disseminar entre os Administradores do Brasil a cultura da utilização dos Métodos Extrajudiciais de Controvérsias (MESCs).   

Nesta edição do SEMA, os participantes poderão participar de diversos debates. Entre os temas definidos para o evento estão “Presente e Futuro dos MESCs para os Administradores”, “Mediação Empresarial”, “A Arbitragem no Direito Societário” e “O Modelo de Excelência de Câmaras de Mediação e Arbitragem”. 

Os assuntos serão expostos por renomados conferencistas como o coordenador da Câmara de Mediação e Arbitragem (ARBITAC) da Associação Comercial do Paraná (ACP), Henrique Gomm Neto; o presidente da Câmara de Arbitragem Empresarial Brasil – Seção Minas Gerais, Marcelo Dias Gonçalves Vilela; e o presidente do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil Canadá, Frederico José Straub. 

Uma das novidades da segunda edição do SEMA é a participação do grupo vencedor da I Competição Brasileira de Arbitragem “Petrônio Muniz”. Na oportunidade, o grupo apresentará um case sobre arbitragem que envolve uma controvérsia entre três empresas, uma mineradora e duas construtoras, a respeito de um projeto de construção de uma usina, afetado pela crise financeira que abalou a economia mundial a partir do segundo semestre de 2008. 

Segundo o presidente do CFA, Adm. Roberto Carvalho Cardoso, a Mediação e Arbitragem caracteriza-se como uma nova cultura que vem sendo implementada no Brasil para a solução de conflitos. “São Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias que possibilitam soluções rápidas e eficazes. Sua aceitação vem aumentando gradativamente, na medida em que os vários segmentos da sociedade passam a tomar conhecimento dessas técnicas”, diz. 

Os interessados em participar do evento poderão fazer as inscrições no site: www.crars.org.br/sema.

0
  Relacionados

You must be logged in to post a comment.